Esqueça a motivação

Hello Pipou, tudo bem com vocês?


Vou compartilhar um pouco sobre o que penso da motivação e das dicas milagrosas para fazer qualquer coisa seguindo apenas alguns passos.

Provavelmente você já viu ou leu sobre dicas de como manter-se motivado a qualquer hora e em qualquer lugar, a internet é um campo fértil para isso e se você veio até aqui buscando uma palavra de motivação, PARE!


A minha proposta é te levar a outra percepção.


É possível alcançar a motivação plena e contínua?


Perceba, se as estações do ano mudam, as fases da lua mudam, as marés também mudam, por que cargas d’água alguém acha que há condição humana para ficarmos motivados 24 horas por dia, sete dias por semana?

É impossível!!!

Muitas vezes, pessoas que não conseguem permanecer motivadas sentem-se inadequadas e se perguntam: “O que há de errado comigo?”

Não há nada de errado, você é apenas humano.

A palavra motivação significa motivo para uma ação e este motivo pode ser apenas receber seu salário no fim do mês e pagar suas contas, a motivação não precisa de uma causa nobre para existir.

Neste ano, aliás, o mais disruptivo de todos que já vivemos, percebi que a motivação realmente não é lá grandes coisas, o que faz sentido mesmo é PROPÓSITO!

Em meio a pandemia, tivemos momentos de tristeza, angustia, medo e sinceramente, não dá para ficar motivado com tantas mudanças drásticas na rotina.


A preocupação com a família e com a própria saúde nos imobilizou por alguns períodos.


Então, como algumas pessoas conseguiram continuar seus estudos, pensar em novas formas de trabalho ou negócio, aprender um novo idioma ou tocar um instrumento?


Mesmo que elas não saibam, o que elas experimentaram foi o propósito.

Aquele chamado para a vida, a vontade de ser o protagonismo da própria história,  o adaptar-se em meio ao caos.

Isso é propósito!

Então, a motivação não existe? 


Existe sim, ela é um complemento ao propósito, mas sem propósito a motivação fica vazia.

No sentido figurado, o propósito seria sua bela roupa e a motivação seus acessórios.

Dá para sair de casa e enfrentar o mundo sem acessórios, mas sem roupas é meio difícil, pois o propósito (roupa) te protegerá do frio e do vento, das mudanças bruscas de estação.

Já os acessórios podem proporcionar até um tipo de conforto e beleza e isso é bom, mas não garantem esta proteção.

Penso que, melhor que ser motivado, é ser disciplinado, pois como disse anteriormente podemos sofrer com alterações na motivação, repito, somos humanos.


Mas com propósito, a motivação faz sentido e se ela faltar, você perceberá que não depende dela (motivação) para fazer o que precisa ser feito.

A minha sugestão é que você encontre seu propósito e através dele se inspire para alcançar o que deseja.

#proposito #motivação #disciplina #objetivos

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo